Então, para começo de conversa, Araucária é um genêro de árvores de coníferas. Existem 19 espécies desse genero, e ela predomina em países meio distantes, são eles: Nova Caledôndia, Ilha Norfolk sudeste da Austrália, Nova Guiné,Argentina, Chile e no sul do Brasil. Essa separação tão grande se deve à desintegração do megacontinente Gondwana há cerca de 100 milhões de anos atrás. Graças a essa separação dos continentes, houve especiações que resultaram nestas 19 espécies de Araucárias, todas restritas à ambientes tropicais e subtropicais pluviais.
As Araucárias jovens com menos de 3 anos não suportam geadas e morrem. E já que este fenômeno climático é comum nas regiões dos planaltos sulinos, isto prova a fragilidade da espécie diante de seu ambiente natural. Elas se desenvolvem bem quando jovem no sub-bosque formado justamente pelas araucarias, só que as mais velhas, desenvolvendo-se bem quando jovem à claridade de apenas 25%, ou seja, ela é intolerante ao sol em um estágio de vida. A madeira dessa arvore é leve, macia e pouco durável quando exposta ao tempo. Pode ser usada para forros, molduras, ripas, para confeccionar cabos de vassouras, caixotaria, brinquedos, estrutura de móveis, palitos de fósforo, pás de sorvetes, lápis, carretéis, utensílios domésticos.
(Araucaria heterophylla, Barcelona.) (Araucaria angustifolia, na Região
metropolitana de Curitiba/Paraná)
Existem 17 espécies de Araucárias no mundo, são elas: Araucaria bidwillii e A. cunninghamii na Australia, A. cunninghamii e A. hunsteinii na Papua Nova Guinea, A. heterophylla nas Ilhas Norfolk, A. bernieri, A. biramulata, A. columnaris, A. humboldtensis, A. laubenfelsii, A. luxurians, A. montana, A. nemorosa, A. muelleri, A. rulei, A. schmidii, A. scopulorum e A. subulata na Nova Caledônia, A. araucana no Chile e Argentina e A. angustifolia no Brasil e Província de Misiones, Argentina.
postado por : Letícia
0 comentários: