Flora da mata de araucárias
11:44 | Author: Elder,Hortênsia,Joaquim,Letícia e Rodrigo
Já falamos sobre a fauna desse ecossistema e agora vamos falar sobre a flora, pois apesar se ser nomeada "mata de araucárias", não se tem apenas essa árvore por lá, o pinheiro-do-Paraná ( Araucaria angustifolia) é a espécie característica deste ecossistema,sendo uma espécie heliófila, que germina em áreas abertas, podendo chegar a 50 metros de altura, mas existem outros tipos de vegetação como : o pinho "Podocarpus lambertii" (foto 1) que cresce no interior da floresta de pinhais e normalmente chega a 15 metros de altura, há ainda a samambaiaçu (Dicksonia sellowiana), a murta (Blepharocalyx salicifolius), a imbuia (Ocotea porosa) também estão presentes samambaias arborescentes, gramíneas, erva-mate (Ilex paraguariensis) , a caúna,jacarandá (foto 2), caviúna e monjoleiro
No Planalto Meridional Brasileiro, com altitudes superiores a 500 m, destaca-se a área de dispersão do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), que já ocupou cerca de 2,6% do território nacional. Nestas florestas, coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominadas, no entanto, pelo pinheiro-do-paraná. As florestas variam em densidade arbórea e altura da vegetação e podem ser classificadas, de acordo com aspectos de solo, como aluviais, (ao longo dos rios), submontanas (que já inexistem) e montanas (que dominavam a paisagem).
A vegetação aberta dos campos gramíneo-lenhosos ocorre sobre solos rasos. Devido ao seu alto valor econômico, a Floresta com Araucária sofre, há bastante tempo, forte pressão de desmatamento.




Conhecida pelos nomes populares de pinheiro-bravo, pinheirinho, pinho-bravo, pinheiro-bravo, atambu-açu, o Podocarpus lambertii é uma árvore de pequeno porte (8-14 m), dióica, folhas de 2-4 cm de comprimento (em plantas novas as folhas costumam ser mais longas). As sementes têm 3-5 mm de diâmetro e possuem um pequeno pendúnculo carnoso roxo, mais ou menos do tamanho da semente, posicionado ao seu pé.











Jacarandá é um genero botanico pertencente à familia Bignoniaceae encontrado na America, (Brasil,Uruguai e Argentina), e em quase todas as regiões de clima temperado. intertropical e subtropical, no










Fonte: www.ambientebrasil.com.br
www.fontedosaber.com/geografia
www.portalsaofrancisco.com.br
wikipedia

adaptação: Letícia S.
|
This entry was posted on 11:44 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

On 10 de agosto de 2013 às 13:47 , Unknown disse...

Seria um bom documento, caso não estivesse incompleto...