Araucárias do "meu Brasil"
10:17 | Author: Elder,Hortênsia,Joaquim,Letícia e Rodrigo


A Araucaria angustifolia (foto acima), que também é conhecida como paraná-pine, curiúva, pinho, cori, pinho-brasileiro, pinheiro-brasileiro, pinheiro-são-josé, pinheiro-macaco, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e mais conhecida como pinheiro-do-paraná por ser endêmica nos estados do sul do Brasil e principalmente no Paraná. A espécie ocorre desde o estado de Minas Gerais, Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul.

Ela é alta, copa de formato peculiar, figura imponente e característica. Ele se destaca das outras espécies brasileiras, por conta da sua forma original. É uma arovore muito bela e que dá um toque especial as paisagens. Apesar de haver em grande quantidade nas regiões Sulinas, os pinheirais de araucária não são homogêneos como as florestas européias: a árvore aparece misturada a muitas outras espécies arbóreas típicas da Floresta Ombrófila Mista , como, por exemplo, a imbuia, a erva-mate, canelas, bambus e diversas herbáceas.

Esta gimnosperma, uma árvore de grande porte, atinge até 52 m de altura, e seu tronco, até 8,5 m de circunferência. Crescem em solo fértil, em altitudes superiores a 500 m. Atingem bom desenvolvimento em 50 anos. Sobranceiro, o tronco é reto, ramificando-se apenas no topo, formando a peculiar copa: os ramos desenvolvem-se horizontalmente, com as pontas curvadas para cima; superpostos uns aos outros, formam vários andares.

Uma árvore feminina produz uma média anual de oitenta inflorescências, cada uma com cerca de noventa pinhões. Araucaria angustifolia é uma árvore útil: pode-se dizer que tudo nela é aproveitável, desde a amêndoa, no interior dos pinhões, até a resina, que destilada fornece alcatrão, óleos diversos, terebintina e breu, para variadas aplicações industriais.
O pinhão é comestível, nutritivo e muito apreciado no sul do país. As sementes são ricas em amido, proteínas e gorduras. É comum ver bandos de pássaros, principalmente periquitos e papagaios, pousados nos galhos das araucárias. Também são consumidas por outras espécies da fauna, incluindo o homem, e a semente é muito relacionada com a gralha-azul que ao esconder as sementes no solo para posterior consumo, acabou involuntariamente contribuindo para a disseminação dessa espécie.

A araucária floresce nos meses de setembro - outubro e a formação das sementes se dá vinte meses após a fecundação, abril - maio.


postado por : Letícia

|
This entry was posted on 10:17 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: