Os animais nessesitam muito das matas de araucarias, nas festas juninas no Sul e Sudeste, o pinhão está no cardápio obrigatório da fauna desse ecossistema. O pinhão é a principal fonte de alimento no inverno, quando a maioria dos alimentos estao escasos. Por isso é procurado por ratos-do-mato, cotias, pacas, capivaras, ouriços, e muitas aves, entre as quais se destacam o papagaio-charão e a gralha-azul.
A questão é que a araucária ainda produz a melhor madeira branca, de fibra longa, da flora brasileira. É leve e ideal para vigamentos em construções e qualquer uso em locais não expostos à chuva. Por conta disso, rapidamente se tornou importante para o desenvolvimento econômico e por um século sustentou uma exploração desenfreada, até sua exaustão. Calcula-se que, somente de 1930 até hoje, cerca de 100 milhões de árvores da espécie foram derrubadas, aproximando a araucária da extinção. Exemplares muito antigos, matrizes importantes, de até 50 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, foram ao chão, sem qualquer preocupação com a renovação natural daquelas matas. Junto com a araucária, costumam ser derrubadas outras madeiras de lei - como a imbuia e o cedro - também visadas pelas serrarias.
Com a Mata de Araucária super reduzida, a lista de espécies animais e vegetais ameaçadas de extição não pára de aumentar. São árvores como a canela sassafrás , a canela-preta e a imbuia e plantas como o xaxim . Entre os animais, além da gralha-azul , estão ameaçados o macuco, os inambus e a jacutinga , entre outros que ja estão e que esta ameaçado de entrar nesta lista perigosa.
Postado por: Joaquim Júnior
Postado por: Joaquim Júnior
1 comentários:
Alguém por favor me diz onde foi essa imagem,se é ilegal e o que está fazendo para recuperar?
Trabalho de Geografia e a professora quer saber
Me ajudem��